sábado, 28 de janeiro de 2012

Tudo Sobre minha Mãe

Tudo Sobre Minha Mãe, por Pedro Almodóvar, lançado em 1999 na Espanha, faz parte de uma vasta coletânea de excelentes produções do diretor. A obra vem retratar de forma explicita diferentes tabus inquietantes da sociedade. No filme temos a história de diversos personagens que rompem com estereótipos sociais, morais e humanos.





Nesta ultima apresentação do ano de 2011, contamos novamente com a presença de nossa primeira convidada a Psicanalista Eliana Louvison e de nossa orientadora Prof.ª Dr.ª Elizete C. Silva. O debate realizado de forma descontraída e extremamente participativa abriu espaço para que todos pudessem expor suas inquietações e descobrirem outras formas de ver o outro.
A análise final esteve focada na sexualidade do individuo, nas questões de identidade e também na forma de como a morte nos é trabalhada.

Agradecemos novamente a presença de nossa convidada Eliana e esperamos poder contar com sua colaboração outras vezes.

Trailler


Escritores da Liberdade


Escritores da Liberdade, do diretor Richard LaGravenese, lançado em 2007, trabalha questões de uma América divida em grupos étnicos. A história baseada em fatos reais, nos mostra a vida de jovens sem nenhuma perspectiva de futuro, durante a trama conhecemos a turma da sala 203 e sua professora Erin Gruwell, que através de um trabalho comprometido com a ética transforma a realidade daquele grupo.




Para discussão deste longa, que marcou o primeiro ano de existência do Projeto de Extensão A Questão Social em Tela, tivemos para debate os estagiários Antonio Marcos Mazzo, Idinéia dos Santos, Mariana Martins e Nathália Aline Andrade e a orientadora Professora Doutora Elizete C. Silva. A análise do filme perpassou pelas questões sociais, pela ética, pela educação, pela tolerância e pelos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade.


 TRAILLER





Colocamos aqui nossa imensa gratidão pelo trabalho realizado por nossa Orientadora Elizete, que com muita paciência e dedicação nos proporcionou um espaço de crescimento acadêmico e pessoal. Esperamos ter correspondido com a expectativa e confiança que nos foi atribuída. OBRIGADO!

Morango & Chocolate

Morango e Chocolate, filme cubano produzido por Tomaz Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, em 1994, retrata a história de dois jovens que aprendem a lidar com suas diferenças e firmam uma grande amizade em plena ditadura Cubana. David, um jovem militante comunista conhece Diego um professor homossexual e juntos descobrem a importância de se viver com as diferenças.




Para debater este belíssimo filme, foram convidados os docentes da Universidade Estadual de Maringá, Professor João dos Santos Filho e Professora Maria de Lourdes Nunes Militão (Malu), o debate esteve voltado a análises de contextos políticos, econômicos e culturais de Cuba. Contamos ainda com relatos pessoais do Professor João, que viveu um período de sua vida na realidade cubana.

 Ficamos honrados em podermos contar com a presença de ambos e agradecemos pelo comprometimento e pela disponibilidade de comparecerem e discutirem de forma tão excepcional sobre as questões enfocadas no filme.

Vale ressaltar ainda que, a comunidade local e acadêmica contribuiu muito para que o debate ficasse ainda mais interessante, levantando questões e dando uma grande contribuição com os diferentes olhares que obtiveram ao visualizar o filme.

Segue abaixo o trailler.




terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Contador de Histórias

O Contador de Histórias, filme do diretor Luiz Villaça, é baseado na vida de Roberto Carlos Ramos, um menino nascido na década de 1960, que vive na pele os primeiros feitos da política pública brasileira. Na trama, temos retratado a infância de crianças dentro da instituição FEBEM e o modo como esta fôra implementada e gerida.

Para debatedores dessa obra nacional, tivemos o prazer de contar com a presença do Historiador e Jornalista Tonny Hara e nossa Orientadora Professora Doutora Elizete C. Silva.
O debate do filme tramitou por diversas áreas da vida política, social e humana do individuo, no entanto teve como ênfase o modo como o ser humano trata e vê o seu eu e suas relações. A participação do público presente foi extremamente importante para o sucesso da reflexão.
Agradecemos pela presença, pelo empenho e pela disponibilidade dos profissionais presentes, que realizaram de forma extraordinariamente competente este trabalho que só acontece por meio do comprometimento de pessoas que fazem a diferença e não cobram por isso. 

Segue o Trailler