terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Corte

O Corte, Filme dirigido por Costa Gravas, lançado em 2005 na França, Bélgica e Espanha, aborda a temática tão discutida na atualidade - Globalização. O fenômeno presente no cenário contemporâneo serviu de palco para a história de Bruno Davert (José Garcia), um engenheiro da industria de papel, que ao se ver desempregado toma medidas extremas para recuperar seu lugar no mercado de trabalho.

O filme selecionado para nossa primeira apresentação pode ser analisado sob vários vieses, contudo, nossa convidada a Psicanalista Eliana Louvison juntamente com a orientadora do projeto Profª Dra. Elizete C. Silva, voltaram seu olhar para questões de âmbito psicossocial.


A discussão que abrangeu tanto questões econômicas, quanto politicas e sociais, veio contribuir para a reflexão do homem na contemporaneidade, despertando assim,  o interesse não apenas dos acadêmicos que se faziam presentes, mas também da comunidade local.

4 comentários:

  1. É interessante ver em um filme tantas questões presentes na atualidade. A trama nos revela quão distorcidos estão os valores da sociedade, onde o capital e o status social tem maior importância que o ser humano.
    O corte é um desses filmes que se conservam atuais e presentes no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme mostra com excelência a lógica que está incutida em nossa sociedade - a lógica do descarte - onde tudo o que não presta ou nos atrapalha é jogado fora com facilidade (até mesmos as relações interpessoais podem ser eliminadas com facilidade).
    Assim como Bruno, nós teríamos a mesma reação frente a sua situação (nas mesmas ou em outras proporções).

    Vale muito a pena ver esse filme e poder notar esse dentre outros aspectos que rondam a trama ;D

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é super interessante mesmo e dá uma ajuda bem bacana para vermos a nossa "tão bela" sociedade capitalista.

    ResponderExcluir